Aos 60 anos, Newton da Matta é um dos mais famosos dubladores do Brasil. Entre os atores que já fez estão Bruce Willis, Dustin Hoffman e Harrison Ford. Newton raramente dubla desenhos, no entanto nos presenteou interpretando Lion, o grande Chefe dos Thundercats. Em entrevista exclusiva, ele recorda a dublagem desse clássico da animação.
O que você achou de dublar Lion?
Eu não costumo dublar desenhos, pois seus personagens fazem com que os dubladores tenham que deturpar muito a voz, prejudicando-a ao longo prazo. Porém, dublar o Lion foi uma ótima experiência.
O que você acha dos Thundercats?
Acho que Thundercats, que dublei há cerca de quinze anos, é, acima de tudo, atual. Consegue ser um desenho de muita ação sem ser violento. Ele também não agride a inteligência de quem assiste, pois não tem as coisas terríveis que presenciamos em muitos desenhos de hoje, como o excesso de sangue, membros decepados e miolos voando depois de uma seção de socos. Um desenho não precisa de violência para prender o telespectador, e Thundercats, que faz sucesso até hoje, é uma prova disso.
Há alguma história curiosa sobre os bastidores da dublagem de Thundercats?
Fiquei surpreso ao ter que fazer os famosos gritos do Lion: “Thunder, Thunder, Thundercats Ooohhh!” Eu ficava meio constrangido e só conseguia dar o grito quando não estava na frente da equipe de dubladores, que sempre brincava comigo por causa disso. A equipe, aliás, era ótima e fizemos juntos um ótimo trabalho. Silvio Navas, por exemplo, que fez o Mumm-Ha, é um dublador que admiro muito e esteve excelente como o vilão da série.
Qual seu episódio favorito da série?
Eu gostei muito do primeiro em que todos os personagens se apresentaram.
Video com Nilton da Matta e suas mensagens aos fâs de Thundercats:
http://http://www.youtube.com/watch?v=l5VjYyKUrSo
Nenhum comentário:
Postar um comentário